Respondendo ao islã

Em que os Cristãos crêem?

Sete coisas sobre Deus

  1. Cremos que há apenas um Único Deus. Está escrito: (Deuteronômio 6:4) Ouve, ó, Israel; o SENHOR nosso Deus [é] um.
  2. Deus é Criador de tudo, deste vasto universo.
  3. Como nós, seres criados, podemos saber algo sobre Deus? Como nós, débeis criaturas podem conhecer Seus pensamentos?
    Nós podemos – mas apenas porque o próprio Deus escolheu revelar algo sobre Si a nós. Ele é o Deus da Revelação. Está escrito: (Deuteronômio 29:29) As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.
    O que Deus revelou sobre Si a nós?
  4. Ele é Santo – puro – absolutamente nenhum mal pode existir nEle. Ele nada tem a ver com o pecado, ou com pensamentos errados, ou maldade. Está escrito: (Habacuque 3:11) Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar.
  5. Ele é Justo – o que significa que todas as más obras serão punidas. Algumas pessoas se confundem sobre este ponto. Justiça não é o mesmo que misericórdia. Justifica significa que se você quebrar a lei, você sofrerá pena.
    Deus não compromete Sua natureza Santa. Ele pune todas as más obras.
    Não é que Deus coloca todas nossas boas obras de um lado e as más obras de outro lado para ver qual é mais pesado. Para exemplificar: Se eu assassinasse um irmão, um juiz seria justo em dizer, “Está tudo bem. Podemos te deixar livre. A maioria de suas obras nesta vida foram boas.” Deus não fecha os olhos para o que é ruim. Ele não tolera o mal.
    Mas, Deus não sabe que somos todos pó? Que tendemos a cometer erros? Que não há nenhum homem ou mulher perfeito? Sim, Ele sabe. Então isso quer dizer que Deus não se importa com nossos erros? Deus é santo e justo, então isso o importa e muito. Se entendermos isso, então percebemos que estamos em uma situação difícil.
    Se formos honestos – qual de nós nunca teve um pensamento egoísta ou errado? Ou quem nunca mentiu? Quem pode dizer que tem um coração totalmente puro diante de um Deus Santo?
    E mesmo que sejamos capazes de viver sem cometer erros neste momento, o que dizer do passado? Deus tem memória fraca? Fazer o que é bom anula o que é errado? Não.
    Cada um de nós merece o julgamento de Deus e o Inferno de Fogo. Dizer “me desculpe, eu tentarei ser melhor na próxima vez” não é o suficiente.
    Por exemplo: se dirijo e passo pelo sinal vermelho e um policial me para, não seria boa coisa dizer, “Mas policial, eu tenho passado apenas na luz verde a minha vida toda!” Esse argumento não funcionaria com o policial, e muito menos com o Deus Santo e Justo! Está escrito: (Romanos 6:23) O salário do pecado é a morte.
    Felizmente para cada um de nós este não é o fim da história.
  6. Deus é Todo-Poderoso – Deus pode fazer qualquer coisa que Ele queira. Está escrito: (Jeremias 32:17) Ah Senhor DEUS! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido; nada há que te seja demasiado difícil.
    Não há limites – não há barreiras para Seu poder.
    Deus é consistente. Deus não é contraditório – Ele não contradiz Sua santidade ou justiça. Ele não viola Sua lei.
    Deixe-me fazer uma pergunta: “Como você conhece alguém?” Você deve estar pronto para dizer algo sobre a aparência das pessoas. Mas você não pode saber o que eles pensam, o que está em seu coração. Precisamos ouvir as palavras das pessoas. Suas palavras dizem o que está dentro de seu coração, o que pensam.
    Se eu quero comunicar minhas vontades a você, há diversos meio de o fazer. Posso te enviar uma carta escrevendo meus pensamentos. Você poderia lê-la. Mas, você pode ter perguntas a fazer, ou pode não entender algo. Algo melhor a se fazer é enviar minha carta com um bom amigo, alguém que me conhece muito bem. Meu amigo seria capaz de explicá-lo algo que estou te comunicando. Ainda melhor, posso te telefonar e você pode falar comigo diretamente. O melhor de tudo, eu poderia ir em pessoa para nos encontrarmos cara a cara.
    A Palavra de Deus criou o universo. Sua Palavra é poderosa e além de nossa compreensão. Ele quer que nós O conheçamos. Deus deu Sua Palavra escrita em sua lei. Ele enviou o profetas para nos explicar e esclarecer Sua Palavra. Está escrito: (Hebreus 1:1) Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas...
    Deus é tão poderoso que nada é impossível – se Deus quiser, Sua PALAVRA pode realmente vir a nós, cara a cara. Sua Palavra pode ser tornar um homem.
  7. Deus é AMOR – Deus nos ama e quer que O conheçamos – então Sua Palavra se tornou homem.
    Está escrito: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
    Jesus é a Palavra de Deus. A Pura e Santa Palavra de Deus.
    Lembra-se de Abraão e seu filho? (Gênesis 22:1-14) Abraão quis obedecer e se submeter a Deus. Ele pegou seu filho para sacrificá-lo, e, no caminho, seu filho perguntou, “O fogo e a madeira estão conosco, mas onde está o cordeiro para oferecermos?” Abraão respondeu, “Deus providenciará o Cordeiro.” Abraão deitou seu filho no altar de sacrifício e estava prestes a feri-lo quando Deus o chamou, “Abraão! Não toque o rapaz!” E Abraão olhou e viu um cordeiro que Deus momentaneamente providenciou, preso pelos chifres, e o sacrificou em lugar de seu filho. Seu filho foi salvo.
    A Bíblia chama Jesus de o Cordeiro de Deus (João 1:29) quando o profeta João declarou, “Eis o Cordeiro de deus que tira o pecado do mundo!” Ele nos libertou. Em amor, a Palavra de Deus recebeu o julgamento que merecíamos.
    Mas ele não permaneceu morto – Ele não pode permanecer morto – Ele ressuscitou vitorioso – e venceu a morte.

Como podemos conhecer Deus?

Como podemos conhecer Deus? Isso não é fácil, requer humildade.

Precisa-se de humildade para se reconhecer que somos pó, de corações impuros e que nossas ações merecem o Inferno.

Precisa-se de humildade para receber o que Deus faz: Ele nos limpa, nos torna puros e nos dá Seu Espírito para ajudar-nos a viver uma vida de obediência.

Há grande prazer e liberdade em se conhecer a Deus – o Único Deus, o Criador, Aquele que Revela a si próprio, que é Santo, Justo, Poderoso e Amor.

Ele não nos chama para sermos servos, para Seus filhos. Jesus disse (João 15:15) Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

Está escrito: (João 1:12) Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.

 


* This article is a translation of "What do Christians Believe?" - original

* Este artigo é uma tradução de "What do Christians Believe?" - original

Voltar para a página principal

Back to English version

Palavras-chave

Mohamed, Maomé, Muhamed, Mohammed, Islã, Islam, Alcorão, Al-Corão, Quran, Korão, Al-Korão, hadith, hadice, sharia, tafsir, islamismo.


Contato