Respondendo ao islã
Sejam bem-vindos

Os muçulmanos adoram somente a Allah?

O problema da Adoração a Túmulos no Islã

 

O apologista muçulmano Paul Bilal Williams postou uma passagem do Alcorão para mostrar que os muçulmanos adoram somente a Allah. A passagem referenciada é Q. 1:5, que diz, “Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda”.

Contudo, um exame cuidadoso de fontes ditas autênticas do islã prova que os muçulmanos não adoram somente a Allah, nem só a ele imploram por ajuda. De fato, dados islâmicos na verdade confirmam que muçulmanos não são apensa culpados por invocar os mortos mas também de adoração a túmulos. Como veremos aqui, as instruções de Muhammad (Maomé)  guiaram seus seguidores a cometer sérias transgressões ao visitar a túmulo de um homem morto buscando sua mediação.

Muhammad  era um ser humano imperfeito

Antes de mergulhar nesse assunto, é de vital importância ressaltar o fato que o Alcorão é bastante enfático ao retratar Muhammad  como um pecador falível que acabaria morrendo como qualquer outro ser humano:

Allah te indultou [O Profeta]! Por que os dispensaste da luta, sendo que podias distinguir entre os sinceros e os mentirosos? S. 9:43 Muhammad  Asad

É bem verdade que tu morrerás, [Muhammad ] e eles morrerão. E, no Dia da Ressurreição, ante vosso Senhor disputareis. S. 39:30-31 Asad

Persevera, pois, porque a promessa de Allah é infalível; implora o perdão das tuas faltas e celebra os louvores do teu Senhor, ao anoitecer e ao amanhecer. S. 40:55 Asad

As escrituras islâmicas ainda enfatiza o fato de que Muhammad  não foi capaz de salvar ninguém já que ele mesmo não sabia o que a sua divindade acabaria por fazer com ele:

Dize-lhes [mais]: Não sou um inovador entre os mensageiros, nem sei o que será de mim ou de vós. Não sigo mais do que aquilo que me tem sido revelado, e não sou mais do que um elucidativo admoestador. S. 46:9 Asad

Isso explica porque os muçulmanos são advertidos a não olhar para seu profeta como algum tipo de salvador:

Muhammad não é senão um Mensageiro, a quem outros mensageiros precederam. Porventura, se morresse ou fosse morto, voltaríeis à incredulidade? Mas quem voltar a ela em nada prejudicará Allah; e Allah recompensará os agradecidos. S. 3:144

Muhammad condena aqueles que tomam as túmulos de justos como locais de adoração

Além disso, Muhammad proibiu seus seguidores de orarem diante de túmulos:

Abu Marthad al-Ghanawi relatou como palavras do Mensageiro de Allah: Não se sente sobre túmulos e não ore diante deles. (Sahih Muslim, Vol.4, No. 2121)

Abu Marthad al-Ghanawi relatou como palavras do Mensageiro de Allah: Não ore diante de túmulos, nem se sente sobre ele.

Ele também amaldiçoou os judeus e cristãos que tomavam os túmulos de profetas de Deus como locais de adoração:

Narrou 'Aisha e 'Abdullah bin 'Abbas: Quando o último momento da vida do Mensageiro de Allah veio ele colocou seu ‘Khamisa’ sobre a face e quando se sentiu quente e com a respiração fraca ele o retirou de sua face e disse, “Que Allah amaldiçoe os judeus e cristãos por terem construído locais de adoração sobre os túmulos de seus profetas”. O profeta estava advertindo [os muçulmanos] sobre o que eles tinham feito. (Sahih Muslim, Vol. 1, Livro 8, No. 427)

Narrou Abu Huraira: O Mensageiro de Allah disse, “Que a maldição de Allah venha sobre os judeus por terem construído locais de adoração nos túmulos de seus profetas”. (Sahih al-Bukhari, Livro 8, No. 428)

As instruções de Muhammad levavam a idolatria e a adoração de túmulos

Parece que tais instruções são claras em prevenir os seguidores de Muhammad de o adorarem, ou de buscarem por sua ajuda. No mínimo, tais ensinamentos definitivamente preveniriam os muçulmanos tomar os túmulos de seus profetas como locais de adoração, certo?

Errado!

Muhammad encoraja os “fiéis” a olharem para ele como seu salvador no Dia do Julgamento, a ponto de descrever a divindade islâmica como um ser muito irritado e terrível, que não pode nem deve ser abordado de outra forma além da mediação de Muhammad:

Narrou Ibn Umar: No Dia da Ressureição os povos cairão sobre seus joelhos e toda nação seguirá seu profeta e dirá: “Interceda por nós!” até que a intercessão (correta) seja feita ao Profeta (Muhammad) e esse será o dia quando Allah o levantará a um estado de louvor e glória (i.e. Al-Maqam -al-Mahmud). (Sahih al-Bukhari, Volume 6, Livro 60, No. 242)

E:

4435. É relatado que Abu Huraira disse, “Ao Mensageiro de Allah foi dado um pouco de carne e lhe ofereceram a perna, de que ele gostava, e comeu um pouco dela. Então disse, ‘Eu serei o mestre do povo no Dia da Ressureição. Vocês sabem no que isso implicará? Allah reunirá os povos, o primeiro e o último no mesmo plano para que um observador possa ver e um locutor possa ser ouvido. O sol será trazido para perto deles e experimentaram tanta tristeza e sofrimento que não serão capazes de suportar ou aguentar. As pessoas dirão, “Vocês não veem o que veio até vocês? Por que não procuram por alguém para interceder ao Senhor a seu favor?” As pessoas dirão umas as outras, “Vocês devem ir a Adam!” Eles irão e dirão, “Você é o pai da humanidade. Allah criou você com suas próprias mãos e soprou o Seu espírito em você e Ele ordenou que os anjos se prostrassem diante de você. Ele o fez habitar no Jardim. Você intercederá ao Senhor em nosso favor? Não vê como estamos sofrendo?” Adam dirá, “Meu Senhor está irado hoje com tal ira que nunca existiu nem existirá. Ele me proibiu comer da Árvore e eu desobedeci. O minha alma! Minha alma! Minha alma! Vão até outra pessoa. Vão a Nuh.”

 “‘Eles irão a Nuh e dirão, “O Nuh! Você foi o primeiro dos mensageiros a serem enviados ao povo da terra e Allah o chamou servo grato. Interceda a seu Senhor em nosso favor! Não vê o que tem acontecido conosco?” Ele dirá, “Meu Senhor está irado hoje com tal ira que nunca existiu nem existirá. Eu faço uma súplica em favor do meu povo. O minha alma! Minha alma! Minha alma! Vão até outra pessoa. Vão a Ibrahim.”

“‘Eles irão até Ibrahim e dirão, “O Ibrahim! Você é o Profeta de Allah e seu amigo mais próximo sobre todos os homens da terra. Interceda ao seu Senhor em nosso favor. Não vê o que estamos sofrendo?” Ele dirá a eles, “Meu Senhor está irado hoje com tal ira que nunca existiu nem existirá. Eu contei três mentiras (e Abu Hayyan menciona elas no hadith). O minha alma! Minha alma! Minha alma! Vão até outra pessoa. Vão a Musa.”

“‘Eels irão a Musa e dirão, “O Musa, você é o Mensageiro de Allah. Allah o preferiu com Sua mensagem e Sua Palavra sobre todos os povos. Interceda a seu Senhor por nós. Não vê o que estamos sofrendo?” Ele dirá, “Meu Senhor está irado hoje com tal ira que nunca existiu nem existirá. Matei uma alma a qual não estava ordenado a matar. Vão até outra pessoa. Vão a Isa.”

“‘Eles irão a Isa e dirão, “O Isa! Você é o Mensageiro de Allah e Sua Palavra que ele lançou a Maryam e um espírito Dele. Você falou as pessoas enquanto em seu berço. Interceda ao seu Senhor em nosso favor. Não vê o que estamos sofrendo?” Isa dirá, “Meu Senhor está irado hoje com tal ira que nunca existiu nem existirá,” E ELE NÃO MENCIONOU UM PECADO. “O minha alma! Minha alma! Minha alma! Vão até outra pessoa. Vão a Muhammad.”

“‘Eles irão a mim e dirão, “O Muhammad! Você é o Mensageiro de Allah e o Selo dos Profetas. Allah perdoou seus atos errados do presente e do futuro. Interceda a seu Senhor em nosso favor. Não vê o que estamos sofrendo?” Eu irei e me levantarei do Trono e cairei em prostração ao meu Senhor, o Poderoso e Exaltado. Então Allah me inspirará com palavras de adoração e louvor a Ele como a ninguém Ele inspirou antes de mim. Então será dito, “O Muhammad, levante a sua cabeça. Pede e seu pedido será concedido. Intercede e sua intercessão será aceita. Levante sua cabeça!” Eu levantarei minha cabeça e direi, “O meu Senhor, meu povo! O meu Senhor, meu povo!” Será dito, “O Muhammad, traga pelo portão do lado direito dos portões do Jardim aqueles de seu povo que não será sujeitos a qualquer avaliação, e o resto de seu povo pode compartilhar dos portões com os outros povos.”’ Então ele disse, ‘Por Aquele em cujas mãos está a minha alma, o tamanho entre os lados dos portões do Jardim e tanto quanto entre Makka e Hajar ou Makka e Busra.’” (Aisha Bewley, A Coleção de Sahih de al-Bukhari, Capítulo 68. Livro ed Tafsir; enfase em negrito nossa)

Mas isso não é tudo que Muhammad fez. Ao encorajar os “crentes” a toma-lo como seu intermediário, os seguidores de Muhammad acabaram visitando seu túmulo buscando sua ajuda com Allah!

A tradição islâmica fornece múltiplos exemplos de muçulmanos fazendo isso, alguns incluídos aqui.

Primeiro Exemplo

Os muçulmanos estavam enfrentando uma seca muito severa durante o califado de Umar. Por conta disso um seguidor de Muhammad foi até seu túmulo e pediu diretamente a ele que intercedesse por chuva.

(a)   Versão 1

De Sahabi Malik al-Dar

 

O povo sofreu com uma seca enquanto Umar era califa, pelo que um homem foi até O TÚMULO do Profeta e disse: “Mensageiro de Allah! Peça por chuva pelo seu povo, pois na verdade tem pedido, mas pereceram.” Depois disso, o Profeta apareceu a ele em um sonho e disse: “Vá até Umar e dê a ele minha saudação, depois diga que eles terão água. Diga a ele: Seja sábio!” O homem foi e disse a Umar. Este chorou e disse: “Meu Senhor! Não pouparei esforços além daquele que escapa do meu poder.” (Gibril F. Haddad, Tawassul de Umar através de al-Abbas; enfase em negrito nossa)

Haddad depois cita autoridades específicas que classificariam esse relato como transmissão oral, assim refutando a tentativa dos chamados “muçulmanos salafistas” como as-Albani de enfraquecer esse argumento:

Ibn Kathir cita isso, do Dala’il al-Nubuwwa de al-Bayhaqi (7:47) em al-Bidaya wal- Nihaya (Ma’arif ed. 7:91-92=Dar Ihya' al-Turath ed. 7:105) dizendo: "isnaduhu sahih" e ele também declara sua cadeia de transmissão oral (isnaduhu jayyidun qawi) em seu Jami’ al-Masanid (1:223) em Musnad ‘Umar. Ibn Abi Sahyba cita isso (6:352=12:31-32) com uma cadeia de transmissão oral (sahih) como confirmado por Ibn Hajar que diz: "rawa Ibn Abi Shayba bi'isnadin sahih" e cita o hadith em Fath al-Bari, livro de Istisqa cap. 3 (1989 ed. 2:629-630=1959 ed. 2:495) como também em al-Isaba (6:164  §8350=3:484) onde diz que Ibn Abi Khaythama o citou. Também é narrado por al-Khalili em al-Irshad (1:313- 314) e Ibn `Abd al-Barr in al-Isti`ab (2:464=3:1149).

Al-Albani tentou enfraquecer esse relato em seu Tawassul (p.120), mas foi refutado em uma análise feita por Mamduh in Raf’ al-Minara (p. 262-278), onde também refuta outras tentativas similares cf. marginalia de Ibn Baz sobre fath al-Bari, o trato Wa-Já’u Yarkudun de Abu Bakr al-Jaza’iri, os artigos "al-Mafhum al-Sahih lil-Tawassul", também intitulado "Tuhfat al-Qari fil-Radd `ala al-Ghumari”, de Hammad al-Ansari, e outras literaturas.

Ibn Hajar identifica o homem que visitou e viu o Profeta em seus sonhos como o Conpanheiro Bilal ibn al-Harith, usando este hadith como uma das razões para o titulo de um capítulo do al-Bukhari: “O pedido do povo ao seu líer por chuva se sofrerem com a seca” em seu Sahih, livro de Istisqa’. (enfase em negrito nossa)

Segundo Exemplo

Haddad fornece uma ilustração adicional de muçulmanos indo ao túmulo de Muhammad a procurar a sua ajuda para a chuva:

[6] De qualquer forma o importante Sahaba fez tawassul por meio do Profeta, depois de seu tempo, conforme estabelecido pelo relatório da nossa Mãe `A'isha na Sunan de al-Darimi, no Capítulo 15 da Introdução (1:43) intitulado : "a generosidade de Deus ao Seu Profeta após a sua morte", relatado por Aws ibn 'Abd Allah com uma corrente do bem:

"O povo de Madina queixou-se a` A'isha da grave seca que eles estavam sofrendo. Ela disse: ".. Vão ao túmulo do Profeta e abrão uma janela para o céu a fim de que não haverá telhado entre ele eo céu". Eles o fizeram, após isso foram regados com chuva de tal forma que a vegetação cresceu e os camelos ficaram gordos. Aquele ano recebeu o nome de ano de abundância. "

O leitor encontrará uma extensa documentação sobre este relatório na Enciclopédia da Doutrina Islâmica (4:47-52) e foi declarado autêntico por todos os peritos sunitas de hadith, última data no Shaykh Nabil ibn Hashim al-Ghamri em sua 1999 10 - edição de volume do e comentários sobre al-Darimi intitulado Fath al-Mannan (1:564-566), onde ele rejeita as acusações de al-Albani e seus gostos para este hadith. (enfase em negrito nossa)

Terceiro Exemplo

O texto do Alcorão prescreve o seguinte caminho para um muçulmano poder obter o perdão de seu deus:

Nós não enviamos mensageiro salvo aquele ele deve ser obedecido por permissão de Alah. E se, quando eles tiverem a si mesmo enganado, mas vindo a ti e pedirem o perdão de Allah e pedirem o perdão do mensageiro, eles encontrarão Allah Indulgente, Misericordiosíssimo. S. 4:64 Pickthall

Nesta passagem, Allah deixa claro aos seus seguidores que eles têm que pedir Muhammad para interceder por eles se eles quiserem que os seus pecados sejam perdoados.

Agora isso parece criar um problema à luz do fato de que Muhammad morreu há quase 15 séculos atrás. Parece que os muçulmanos são incapazes de realizar essa ordem bastante importante visto que Muhammad não está mais acessível à sua comunidade, agora que ele está morto.

No entanto, as aparências podem enganar uma vez que os muçulmanos têm realmente encontrado uma forma de pedir a seu profeta para orar a seu senhor pelo perdão de sua comunidade.

Por exemplo, estudioso muçulmano Imam an-Nawawi mostra como os muçulmanos realizam essa ordem específica, mesmo após a morte de Muhammad. Em sua descrição da etiqueta ao visitar o túmulo de Muhammad após o cumprimento da peregrinação no Livro de Hajj no Adhkár, an-Nawawi afirma:

[Depois de dar salam ao Profeta Abu Bakr e 'Umar] Então ele [o visitante] volta a sua posição inicial oposta face do Profeta, e ele usa o Profeta como os seus meios no seu íntimo (fa yatawassalu Bihi fi haqqi nafsihi) , e busca a sua intercessão diante de seu Senhor exaltado e poderoso (wa yatashaffa `u Bihi ila Rabbihi subhanahu wa ta` ala) ... e ele vale-se deste local nobre, e glorifica e louva e engrandece Allah e invoca as bênçãos de seu Mensageiro. Deixando ele fazer tuda essa abundancia. (Nawawi, al-Adhkár [Maktabat al-mu'ayyad, Ta'if 1408/1988], p. 262)

An-Nawawi diz algo semelhante na secção dedicada a visitar túmulo de Muhammad que se encontra em seu livro sobre peregrinação intitulado al-Idah fi manasik al-hajj:

[O visitante se levanta e saúda o Profeta, em seguida, ele move-se para saudar Abu Bakr e 'Umar] Então, ele retorna à sua posição original, diretamente na frente do Mensageiro de Allah, e ele usa o Profeta como seu meio ao seu eu mais íntimo (fa yatawassalu Bihi fi haqqi nafsihi), e busca a sua intercessão diante de seu Senhor exaltado e poderoso (wa yatashaffa `u Bihi ila Rabbihi subhanahu wa ta` ala) e uma das melhores coisas que ele pode dizer é o que foi narrado por nossos colegas na autoridade de al-`Utbi , e admiraram o que ele disse:

Como eu estava sentado ao lado do túmulo do Profeta, um árabe beduíno veio e disse: "A paz esteja convosco, ó Mensageiro de Allah! Eu ouvi Deus dizendo: "Se eles tivessem apenas, quando eles eram injustos para si mesmos, vindo a ti e pedido o perdão de Allah, e o Mensageiro tivesse pedido perdão por eles, eles teriam encontrado Allah realmente Remissór, Misericordiosíssimo" '(4:64), então eu vim até vocês pedir perdão pelos meus pecados, buscando a sua intercessão com o meu Senhor ... "(An Nawawi , al-fi Idah manasik al-hajj [Dar ibn Khaldun, Damasco, sd], p . 144)

An- Nawawi , também escreveu o seguinte em al-Majmu, no livro da descrição de Hajj, no capítulo de "Visitando o túmulo do profeta".:

O peregrino deve enfrentar o santuário do Mensageiro de Allah, fazer dele um meio (tawassul) para alcançar Allah e buscar sua wasilah como intercessão (shafa'at), da mesma maneira como o beduíno que visitou o santuário do Profeta e de pé ao lado dele disse: Paz vos ó Mensageiro de Allah, ouvi dizer que Allah disse:

"... Se tivessem, quando eles tinham enganado a si mesmo, vindo a você e pedido perdão a Allah e o Apóstolo tivesse pedido perdão por eles, certamente teriam encontrado Allah muito mais Propício, muito mais Misericordioso. (Alcorão Sagrado 4: 64). "

Portanto, eu vim a ti para o perdão dos meus pecados e buscando sua intercessão junto de Allah. (Al-Majmu ', Volume 8, p 274;. Fayd al-Qadir, vol 2, p 134;.. I'anah al-Talibiyyin, p 315.)

An- Nawawi não foi o único estudioso para narrar esta tradição. Aqui estão alguns dos outros:

(Neste versículo do Alcorão) Allah está exortando os pecadores e malfeitores que quando cometerem pecados e erros que devem chamar no Mensageiro de Allah e pedir perdão a Allah. Eles também devem solicitar o Mensageiro de Allah para orar por eles. Ao fazê-lo, porque Allah vai recorrer a eles e perdoá-los e Ele irá mostrar misericórdia para com eles. É por isso que Ele usou as palavras la-wajadullaha tawwaban-rahima (eles (com base neste meio e intercessão) certamente teria encontrado Allah o Concessor do arrependimento, extremamente Misericordioso). Muitos têm afirmado esta tradição. Um deles é Abu Mansur al-Sabbagh (alguns manuscritos dizem Abu Nasr), que escreve em seu livro Al-Shamil Al-Hikayat-ul-mashhurah que, segundo a 'Utbi , uma vez que ele estava sentado ao lado de sepultura do Profeta quando um beduíno veio e ele disse: "A paz esteja convosco, O Mensageiro de Allah. Ouvi dizer que Allah diz: "(Ó amado) E se eles tivessem vindo para você, quando haviam enganado suas almas, e pedido perdão de Allah e o Mensageiro também tivesse pedido perdão por eles, (com base nisso significa e intercessão) teriam certamente encontrado Allah o Concessor do arrependimento, extremamente misericordioso. "Eu vim para você, pedindo perdão pelos meus pecados e eu te faço como O MEU INTERMEDIARIO antes do meu Senhor e eu vim a você para esse proposito. ".Então, ele recitou estes versos:" Ó, o mais exaltado entre as pessoas sepultadas que melhoraram o valor das planícies e dos montes! Posso sacrificar minha vida para este túmulo que é feito radiante por você, aquele que é de misericórdia e de perdão. "Então o beduíno foi embora e eu adormeci. No meu sonho eu vi o Santo Profeta. Ele me disse: Utbi O ', o beduíno é certo, vai dar-lhe a boa notícia que Allah tem seus pecados perdoados. (Tafsir Ibn Kathir, 1:519-20)

E:

Está relatado por Abu Sadiq que o Imam Ali disse: "Três dias depois de enterrar o Profeta, um árabe veio e atirou-se sobre o túmulo do profeta, tomou a terra e lançou-a em sua cabeça. Ele disse: "Ya Rasulallah! Você fez falar e fizemos ouvir, você aprendeu de Allah e nós aprendemos de você. Entre as coisas que Allah lhe enviou, é o seguinte ... Q. 4:64). Eu sou aquele que é um pecador e agora eu vim para você, de modo que você pode perguntar para mim "Depois de clamar PARA A SEPULTURA veio: ' Não há dúvida, você está perdoado!" (Tafsir al-Qurtubi , Volume 6, p. 439)

Outras autoridades muçulmanas que citaram este mesmo hadith incluem o seguinte:

Bayhaqi em Shu'ab-ul-Iman (3:495-6, Número 4178).

Ibn al-Qudamah no Mughni (3:557).

Ibn 'Asakir no Tahdhib Tarikh Dimashq al-Kabir, conhecido popularmente como Tarikh / Tahdhib Ibn 'Ibn Asakir citado por Subki no Shifa'-us-fi siqām Ziyarat khayr-il-anam (pp. 46-7).

Ibn Hajar Haythami no al-Jawhar-ul-munazzam (p. 51) (Dr. Muhammad Tahir-ul-Qadri, conceito islâmico de Intermediação - Tawassul, Capítulo V, Seção Três, 2.Perdão através dos meios do Profeta Sagrado)

Abu Hamid Al-Ghazali é outro renomado estudioso muçulmano que usou Q. 4:64 para provar que estava perfeitamente bem para visitar o túmulo de Muhammad, a fim de lhe pedir a sua intercessão:

O Profeta deveria ser feito o meio (wasilah) e o intercessor (Shafi '), e com o rosto voltado para o túmulo, o peregrino deve implorar Allah por consideração e posição do Profeta com as palavras:

"Ó Allah, na verdade Você disse: 'Se eles, que haviam enganado a si mesmo, vindo a você e pedidissem o perdão Allah e o Apóstolo tivesse pedido perdão por eles, eles teriam certamente encontrado Allah muito mais Propício, Misericordiosíssimo' (Q . 4:64); Ó Allah, certamente ouvimos suas palavras e obedecemos o Seu comando, vindo a Seu Profeta para buscar sua intercessão para com Você para os nossos pecados; como onerosos e pesados (são pecados) nas nossas costas! Nós nos arrependemos do escorregamento, confessamos nossos erros e nossas falhas, aceite nosso arrependimento por causa dele, faça o seu Profeta intercessor para nós, e nos exaltar por amor de sua posição e seus direitos para com Você. "

E:

Recomenda-se que o peregrino deverá ir diariamente ao 'cemitério Baqi e depois de saudar o Profeta, fazer peregrinação aos túmulos dos Hasan ibn' Ali, 'Ali ibn al-Husayn, Muhammad ibn' Ali ibn Muhammad e Ja'far, e também executar a salat na mesquita de Fátima. (Ihya 'Ulum al-Din, Volume 1, pp 258-261; enfase em negrito nossa)

A autoridade muçulmana seguinte também encorajou "fieis" a procurar intercessão em seu profeta, indo ao seu túmulo:

Fique ao lado do túmulo do Profeta, e diga: Eu vim a VOCÊ para o perdão dos meus pecados e para buscar a SUA intercessão junto de Allah. (Ibn Qudamah Hanbali, Al-Mughni ma 'al-Sharh, Volume 3, p 588;. al-Sharh al-Kabir ma' al-Mughni, Volume 3, p 494;. Ênfase maiúsculas são nossas)

 

Quarto Exemplo

De acordo com certas narrações, o califa abássida al-Mansur Dawaniqi veio a Malik ibn Anas (o fundador da Maliki madhab ou escola de jurisprudência islâmica) e perguntou-lhe se ele deveria virar-se para o túmulo de Muhammad ou de face para Qiblah quando fizesse suplicas. Malik respondeu-lhe:

"Por que você quer afastar-se do Profeta quando ele é o wasilah (meios) para você e para seu pai Adão, para Alá no Dia da Ressurreição. Vire-se para ele e procure sua intercessão (shafa'at) "(Sharh al-Mawahib, Volume 8, pp 304-5;. Wafa al-Wafad, Volume 4, p 1371,. Al-al-Qawanin Fiqhiyyah, p . 148; ala Sharh Ibn al-Hasan al-al-Risalah Qirwani, Volume 12, p 478;. enfase em negrito nossa)

 

Dilema William

Com o acima exposto em perspectiva, é claro que Sunna de Muhammad não só levou seus seguidores para buscar sua mediação, também tem feito eles visitar o seu túmulo, a fim de invocar ele para orar por perdão e ajudá-los em suas dificuldades. Ao fazê-lo, Muhammad é diretamente responsável por provocar os muçulmanos a cometer shirk em seu culto, por exemplo, juntar uma criatura imperfeita com Alá na adoração que deve ser dada somente a ele.

Isto contradiz a própria passagem que Williams citou enfaticamente que comanda os crentes assim chamados para adorar e procurar a ajuda de Alá por si só! Aqui está mais uma vez:

A Ti SÓ nós adoramos e para Ti SÓ nós nos voltamos por ajuda. S. 01:05 Asad

Os ensinamentos de Muhammad também resultaram em muçulmanos tendo seu túmulo como uma mesquita, ou lugar de culto, apesar do fato de que ele claramente os proibiu de fazê-lo, indo até a ponto de amaldiçoar os judeus e cristãos para fazer a mesma coisa!

Assim, ao contrário da propaganda dos apologistas islâmicos, como Williams, os muçulmanos não adoram Alá nem só procuram a sua ajuda. Seguidores de Muhammad são culpados de cometer as transgressões abomináveis de adoração túmulo e necromancia, por exemplo, entrar em contato com os mortos buscando ajuda, algo expressamente condenado na verdadeira Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada:

Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa. Deuteronômio 18:9-14

Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?A lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles Isaías 8:19-20

Assim como para a religião islâmica ser uma pura fé monoteísta.

Se você encontrar qualquer equívoco sobre fatos (seja por erro de digitação ou por má interpretação doutrinária) nestas páginas, ou palavras ofensivas, me contate que sentirei-me feliz em as corrigir.